Heitor Angelini's profile

Plano de Redução de Risco de Limeira

Plano Municipal de Redução de Risco de Limeira
A execução do conteúdo completo do relatório contou com a colaboração de diversos profissionais. Os trechos apresentados a seguir foram elaborados por mim e correspondem a frações do relatório final. Caso haja interesse, poderei fornecer outros conteúdos deste documento e de outros relativos ao projeto.

"APRESENTAÇÃO
Como resultado dos estudos executados para a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos de Limeira foram desenvolvidos e entregues à Prefeitura Municipal os seguintes produtos: Plano de Trabalho; Diagnóstico das Áreas de Risco; Plano Municipal de Redução de Risco; e Plano Preventivo de Defesa Civil. 
O diagnóstico das áreas de risco, contempla a descrição da metodologia aplicada e a coleta de dados para elaboração do Plano, realizado com o apoio dos técnicos da prefeitura das diversas Secretarias Municipais envolvidas com o tema. Esse conteúdo antecede a análise dos dados e esclarece a abordagem metodológica aplicada aos estudos, tratando dos conceitos e processos de trabalho, para chegar a uma leitura sistêmica do território que permitiu a correta interpretação do contexto para a proposição de alternativas de intervenções. 
Posteriormente, realizou-se o aprofundamento da caracterização e análise dos setores identificados pela Defesa Civil. Foram identificados, nesta fase dos trabalhosos, elementos que compõem os cenários de risco. A análise minuciosa por setores, construída a partir de dados históricos retirados de registros de ocorrência e consulta à população local, permitiu o correto entendimento sobre as causas e efeitos de processos destrutivos decorrentes de eventos de chuva intensa. Serviu, também, como base técnica para a atribuição do grau de risco identificado para cada setor. 
(...)
INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas muitos países vêm observando o deslocamento de suas populações rurais para os centros urbanos atrás de melhores condições de renda e qualidade de vida. Esta mudança é fruto da diminuição de ofertas de trabalho no campo, devido ao ciclo de incremento tecnológico aplicado à produção agrícola e valorização de commodities como o açúcar, minérios, carne, etanol, grãos, celulose, etc. A escassez de oportunidades de trabalho e geração de renda provoca a migração para as cidades, onde se concentram as opções e ofertas de trabalho. 
O relatório do Instituto Internacional para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (IIED por sua sigla em inglês), de junho de 2009, descreve a realidade que os agricultores, em diversas partes do mundo têm para se manterem em suas terras. 'A busca de terras aráveis para cultivo de alimentos tornou-se um rentável negócio internacional que está ameaçando a expulsão de milhões de camponeses de suas terras, nos países pobres. Segundo o Instituto Internacional de Pesquisas Alimentares (IFPRI), 15 a 20 milhões de hectares de terra estão sendo comprados por países ou empresas constituindo transações internacionais.' 
Outros fatores, como o aumento da expectativa de vida das populações, decorrente do desenvolvimento de novas tecnologias, melhoria do acesso ao sistema de saúde, aumento da renda familiar e estabilidade econômica, vêm colaborando para o aumento das populações em áreas urbanas, criando novas dificuldades e desafios à administração pública em suas distintas esferas." 
Plano de Redução de Risco de Limeira
Published:

Plano de Redução de Risco de Limeira

Published:

Creative Fields